Substituindo a impressora fiscal pelo Cupom Fiscal Eletrônico CF-e utilizando equipamento SAT-ECF
Emitir Cupom Fiscal Eletrônico através do SAT torna os procedimentos contábeis mais simples e eficientes, e agiliza os processos burocráticos para que o empreendedor mantenha o foco na sua atividade principal, que é administrar com eficiência o seu negócio.
Emitido e armazenado de forma eletrônica, o SAT tem a função de registrar todas as operações de venda ao consumidor.
Saiba mais sobre as mudanças que ocorrerão para emitir Cupom Fiscal Eletrônico através do SAT.
Quais são as vantagens de emitir cupom fiscal eletrônico através do SAT?
O sistema emite o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico), que é um documento fiscal eletrônico que fica armazenado nos bancos de dados da Receita Federal. Mais do que isso, o SAT emite, transmite e armazena o CF-e de maneira digital, documentando as operações de circulação de mercadorias envolvendo empresas varejistas.
Assim, emitir Cupom Fiscal Eletrônico através do SAT garante a validade jurídica desse documento pela assinatura digital realizada pelo próprio equipamento SAT em conjunto do certificado digital do cliente e também do certificado digital do fornecedor do software de venda. Desta forma, somente o documento fiscal eletrônico presente na base de dados da Receita Federal é que pode ser considerado um documento fiscal válido.
Veja quais são as principais vantagens em emitir Cupom Fiscal Eletrônico através do SAT!
- Agilidade: O Cupom Fiscal Eletrônico CF-e tem transmissão em tempo real ou virtual, e por isso todo o processo de emissão do documento é rápido, para a praticidade do lojista. Como todo o processo é eletrônico e realizado através de software, ocorre uma diminuição da digitação e redução de erros que são muito comuns durante o procedimento de venda.
- Economia: Emitir Cupom Fiscal Eletrônico através do SATdispensa a utilização de uma impressora fiscal, além de qualquer intervenção técnica e manutenções complexas, além de dispensar o procedimento de lacração de impressoras fiscais, pois com a utilização do SAT, são adotadas impressoras térmicas comuns.
- Inovação: O Cupom Fiscal Eletrônico CF-e é totalmente inovador, com a possibilidade da utilização de novas tecnologias de mobilidade, como por exemplo, emissão em aparelhos celulares ou tablets, e integração com as plataformas de comercializações de vendas online e físicas.
- Para as lojas que entregam suas mercadorias através de transportadora, a emissão eletrônica (neste caso, de Nota Fiscal Eletrônica – NFe) permite diminuição do tempo de parada dos caminhões em locais fiscais da fronteira.
- Maior flexibilidade: As notas fiscais ou cupons fiscais emitidos podem ser armazenados no computador e podem ser consultadas a qualquer hora, com o status de cada documento e informações como data de emissão.
As operações de venda são realizadas com mais segurança ao emitir cupom fiscal eletrônico através do SAT
O Cupom Fiscal Eletrônico CF-e tem um código de barras bidimensional, o QR Code, que pode ser lido por qualquer celular, e isso torna muito simples a conferência do documento pelo consumidor, para que o mesmo possa verificar a validade do cupom e garantir que a compra foi feita de acordo com as normas legais.
Mais uma vantagem para quem compra e exige Cupom Fiscal Eletrônico CF-e, e para a sua empresa, seja física ou online, que garante a segurança de seu consumidor, garantindo mais transparência e transmitindo credibilidade.
Obrigatoriedade de transmissão dos CF-e
O prazo legal para envio de cupons CF-e-SAT ao ambiente de processamento de dados da Secretaria da Fazenda é de 10 dias, contados da data da ocorrência da operação. Dessa forma, os cupons CF-e-SAT enviados após este prazo serão considerados inábeis.
É recomendado conectar os equipamentos SAT à internet ao menos uma vez a cada 10 dias a fim de que os cupons CF-e-SAT sejam transmitidos automaticamente para o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT.
Porém, caso isto não seja eventualmente possível, existe a possibilidade de envio de cupons em contingência.
É recomendável que o empresário busque uma consultoria especializada e adquira um software para que esta nova legislação não se torne um problema para a continuidade do negócio.
Esperamos que tenha gostado das dicas, e lembre-se:
PRECISA DE SOFTWARE? ADOTE UMA IDEIA SIMPLES E INOVADORA