O que é um Sistema ERP

O que é um sistema ERP e pra que ele serve?

Você já deve ter ouvido a sigla ERP alguma vez, certo? Mas o que é um Sistema ERP? A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, mais conhecido por Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, que tem como característica principal otimizar a gestão e consequentemente auxiliar as empresas a atingir os objetivos. Um bom ERP deve ser desenvolvido com um objetivo claro, simples e direto: automatizar e integrar setores operacionais de uma empresa.

A intenção é fazer uma gestão inteligente dos dados, minimizando erros, gerenciando e analisando resultados. Conheça agora um pouco mais sobre ERP e veja o que ele pode fazer pela sua empresa.

O que é e para que serve um sistema ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que tem como função fazer a integração entre os diferentes setores de uma empresa, fazendo o acompanhamento e controle das informações.

É como uma rede de apoio que auxilia na coleta, armazenamento e avaliação de dados de todas as áreas de um negócio. O sistema facilita o cruzamento de dados, e, como consequência, facilita também o desenvolvimento do negócio.

De forma prática, podemos dizer que este software trabalha junto à empresa não só coletando, mas também gerenciando informações. É uma forma de fazer um controle coerente, informatizado e com o risco mínimo de erros.

O ERP serve para acelerar diversas transações que levariam bastante tempo para ser executadas, caso fossem feitas do jeito tradicional.

Por que adotar um sistema ERP na sua empresa

A principal vantagem do ERP é o controle correto e eficaz de todas as informações operacionais e administrativas de uma empresa. Todo empresário deve fazer este tipo de acompanhamento.

Dentre eles estão controle de estoque, emissão de  notas fiscais eletrônicas, controle de vendas, cadastro de dados dos consumidores, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, dentre outros processos.

Não importa o tamanho da empresa: todas devem lidar com este tipo de informação diariamente. E o gerenciamento destas informações deve ser preciso, sob risco de inconsistência de dados e prejuízos financeiros e pessoais.

O ERP otimiza todo este trabalho. E você, como gestor, precisa se preocupar apenas com o gerenciamento estratégico da empresa, pensando em novos caminhos, novas metas e formas de alcançá-las.

 

Quais os benefícios de um ERP para a sua empresa

Conheça alguns benefícios que este software tem a oferecer para o desenvolvimento do seu negócio.

  • Maior controle de informações sobre funcionários, clientes, produtos e toda a parte burocrática da empresa
  • Levantamento de dados importantes a cerca dos clientes favorecendo futuras e necessárias interações
  • Facilita a criação de novas estratégias de marketing, pois oferece dados concretos sobre vendas realizadas, bem como o caminho que o cliente trilhou para chegar até ali
  • A organização dos dados facilita o planejamento de novas metas e também a correção de práticas que não estejam surtindo o efeito desejado.
  • Sistematização das atividades operacionais e administrativas, favorecendo a organização e o controle.
  • O ERP facilita o controle de tudo dentro da sua empresa: controle de custos, de caixa, de pessoal, estoque, vendas etc.
  • Ganhos em produtividade, visto que o tempo será melhor utilizado e mais focado em outras áreas de desenvolvimento da empresa
  • Redução dos erros suscetíveis de acontecer quando o trabalho não é realizado de forma sistematizada
  • Facilita a análise do que foi atingido ou não pela empresa, já que todos os dados referentes a vendas e custos estão automatizados.
  • Mais controle sobre as vendas realizadas por cada funcionário. Isso favorece a definição de metas e a descoberta de aptidões.

Você viu que adotar um sistema ERP como um software de gestão empresarial é uma prática que pode ser aplicada em empresas de qualquer porte e que tem como objetivo melhorar a integração entre os mais variados setores inerentes ao negócio. É uma maneira de automatizar atividades burocráticas e operacionais de forma que o empresário ou gestor ganhe mais tempo para focar no desenvolvimento da empresa e na geração de novos negócios, através de informações precisas que auxiliam na tomada rápida de decisão.

Esperamos que tenha gostado das dicas, e lembre-se:

PRECISA DE SOFTWARE? ADOTE UMA IDEIA SIMPLES E INOVADORA