Emissor de NF-e SOTERA – Simplificando a Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas
A Secretaria do Estado de São Paulo fornecia até o ano de 2017 um programa emissor de nf-e gratuito, porém parou de atualizá-lo a partir de Agosto de 2017. Veja a publicação oficial da SEFAZ sobre o assunto clicando aqui.
Pensando nisso, nós criamos um sistema emissor de NF-e que atende todas as necessidades, sem complexidade. Saiba mais sobre o nosso emissor de NF-e clicando aqui.
Como vai funcionar o sistema Emissor de NF-e?
Nova versão da NF-e 4.0 e o fim da NF-e 3.10
Em 2018 a nota fiscal eletrônica vai mudar, a SEFAZ estabeleceu um novo layout par a NF-e, chamado de versão 4.0. Em síntese, este novo layout será utilizado em operações envolvendo a circulação de produtos.
Nesta nova versão a forma como serão organizadas as informações no arquivo XML da nota fiscal será alterada. A princípio, a SEFAZ atualizou a nota técnica e o prazo para desativação do layout 3.10 foi estabelecido para Julho de 2018.
De antemão, podemos dizer que a nota fiscal eletrônica só existe digitalmente. É um arquivo eletrônico no formato XML, que carrega as informações de uma operação fiscal organizadas de forma estruturada.
Essa estrutura do arquivo XML recebe o nome de “layout” (ou leiaute, em uma versão aportuguesada). O termo “layout” é usado com frequência pela Receita Federal.
A versão 4.0 da NF-e é fruto de uma significativa mudança promovida nos últimos anos. Tais mudanças obedecem a uma política do ENCAT de somente mexer no layout quando há necessidades de alteração acumuladas.
A razão para isso é bastante fácil de compreender, pois cada modificação exige ajustes tanto nos sistemas emissores quanto nas Secretarias Estaduais da Fazenda. Além disso, são necessários ajustes nas empresas que diariamente utilizam o documento em operações de compra e venda de mercadorias.
Qual é o prazo para as mudanças em 2017 (NF-e 4.0)?
Desde 2014, a versão em uso é a 3.10. Mas o novo leiaute da NF-e 4.0 já tem cronograma para entrar em vigor. Sendo assim, a desativação do ambiente antigo, prevista para ocorrer ainda em 2017, vai ficar para Julho de 2018.
O que irá mudar no Emissor de NF-e? Existe a necessidade de comprar um sistema Emissor de NF-e próprio a partir dessas mudanças?
Primeiramente vale destacar a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, sendo vedado o uso do protocolo SSL como padrão de comunicação, como vinha ocorrendo.
O que é interessante saber sobre a alteração na emissão de notas fiscais eletrônicas é que ela tem como objetivo garantir maior segurança ao processo de troca de informações entre o contribuinte e a SEFAZ, o que não ocorria em razão da alegada vulnerabilidade do protocolo SSL utilizado até então.
Em suma, quanto ao conteúdo da nova NF-e, é recomendável ter atenção especial ao Fundo de Combate à Pobreza (FCP), previsto pela Constituição Federal e que recebe recursos oriundos do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Dessa forma, você deve ter percebido que todo o processo da nova versão da emissão de notas fiscais eletrônicas pode ser um pouco complicado. Assim, garantir um sistema Emissor de NF-e próprio e contar com suporte técnico e consultoria especializada pode ser realmente importante. Nós desenvolvemos um Emissor de NF-e de simples operação para ajudar você, entre em contato.
Esperamos que tenha gostado das dicas, e lembre-se:
PRECISA DE SOFTWARE? ADOTE UMA IDEIA SIMPLES E INOVADORA