Desafios da Gestão de Estoque em Micro e Pequenas Empresas

Desafios da gestão de estoque em micro e pequenas empresas

Uma gestão de estoque adequada tem um papel fundamental no crescimento da empresa. Arriscamos a dizer que quando a gestão de estoque não é bem trabalhada, o empresário pode ter altos prejuízos, principalmente nas micro e pequenas empresas.

Veja quais são os principais desafios encarados por micro empreendedores!

Falta de planejamento

Planejar significa traçar objetivos, escolher qual o melhor caminho a ser seguido para otimizar o funcionamento da empresa e estabelecer datas para avaliar quais metas foram alcançadas.

São muitos os pequenos negócios no Brasil que fecham as portas por causa da falta de planejamento e de estudo sobre a gestão de estoque, deixando cada vez mais evidente que conhecimento em administração seja indispensável, afinal, tão importante quanto abrir uma empresa é saber como gerenciá-la.

Alguns empreendedores optam por gerir sua empresa apenas com a experiência de mercado que julgam ter. Porém, isso, muitas vezes, resulta em uma perigosa falta de planejamento financeiro, o que pode levar a dificuldades para controlar adequadamente todas as despesas e receitas do negócio.

É essencial que você tenha conhecimento sobre a existência de softwares de planejamento que auxiliam o empresário a manter as rédeas da empresa e maior controle e conhecimento sobre a gestão de estoque.

Por meio de um controle do fluxo de caixa automatizado, da facilitação da emissão de notas fiscais e da geração de relatórios para o devido acompanhamento, essas ferramentas ajudam na identificação de problemas e, consequentemente, agilidade na solução deles.

Assim, a utilização de um software pode ser realmente vantajosa em aspectos administrativos e financeiros.

Alta carga tributária

Os impostos que incidem sobre as pequenas empresas variam de um setor para outro. Os setores relacionados à indústria, por exemplo, têm uma carga tributária bem menor que uma empresa de serviços.

Com todas as particularidades relativas a cada negócio e setor, o primeiro passo é contar com a ajuda de um contabilista e de um sistema específico, que possa ser customizado e parametrizado para atender ao seu modelo de negócio e a sua forma de administração, de acordo com as características da empresa, visando sempre oferecer ao empresário maior acesso e controle sobre a gestão de estoque.

Concorrência feroz

Sem competição os gestores não teriam que pensar em diferentes formas de administração e nem em novas formas de vender. A concorrência incide significativamente na qualidade do produto ou do serviço.

Isso se deve ao fato de que, quando há concorrência, há também a busca pela excelência e quanto melhor o produto maior as vendas e assim eleva-se todo o padrão da empresa, fazendo com que o empreendedor a saia da sua zona de conforto e busque melhores soluções para atender aos desejos dos clientes.

Outro ponto que concorrência traz é a motivação. A competição impulsiona o empresário a buscar diferenciais que lhe deem vantagens, como por exemplo, um melhor atendimento ao cliente, ampliar os horizontes, melhorar a comunicação, procurar por novas tecnologias, novas ideias de marketing entre tantas outras variáveis.

O que vale nesse momento é a criatividade do empreendedor ao buscar vantagens no mercado. Porém, para as pequenas empresas, a dificuldade em lidar com a concorrência está no fato de que o marcado está cada vez mais competitivo.

Isso é o que faz com que conseguir um posicionamento de mercado se torne uma tarefa um tanto quanto difícil. Isso principalmente quando o principal concorrente é uma empresa maior e mais estruturada, já tendo caído na preferência dos clientes.

Nesse cenário, criar diferenciais é uma ótima forma de chamar a atenção dos consumidores. Assim, procure manter-se atualizado quanto a novidades e tendências, busque por melhorias contínuas e aplique essas questões na rotina da empresa.

A gestão de estoque está relacionada ao fato de ter a medida certa de mercadorias. Isso significa que ter menos ou mais é relativo no quesito “sucesso”.

Impacto da economia

Ao enfrentarem períodos de economia em recessão, as pequenas empresas acabam sofrendo bastante, já que a principal atitude do consumidor é, logo de cara, reduzir ou cortar gastos e, assim, atualizar a gestão de estoque.

E essa diminuição no consumo causa um impacto direto no faturamento dos pequenos negócios. Por isso, o empreendedor que consegue perceber mudanças no cenário econômico e se antecipar a elas, trabalhando bem a sua gestão de estoque.

Esperamos que tenha gostado das dicas, e lembre-se:

PRECISA DE SOFTWARE? ADOTE UMA IDEIA SIMPLES E INOVADORA